sexta-feira, 14 de agosto de 2009

...um Sineminha

A mulher do Sine de Arapiraca ficou realmente muito entusiasmada com sua suposta eficácia, tão entusiasmada que quer mal o povo de seu município em prol da popularização do Sine. Falou em rede estadual (TV Pajuçara) que queria que as pessoas fossem ao Sine diariamente (rindo) e que fizessem do Sine seu "point" (rindo um riso vitorioso agora, como quem desdenha um Sine inferior, aquém daquele que pode abrigar pessoas conversando sobre futebol ou tomando sorvete), de maneira irônica a matéria é cortada e o programa volta para a apresentadora. Sempre acho telejornais irônicos, pois seus cortes abrupto-sardônicos (ao estilo de Uma Família da Pesada) e as expressões nos rostos dos apresentadores me fazem pensar: "o que eles querem que a gente pense dessa notícia?". Devemos odiar os políticos, odiar o Conselho de Ética, amar o Sarney, odiar a própria mídia, fazer do Massa, precocemente, um mártir do esporte brasileiro, desejar ser o Cielo por um dia, nunca mais viajar de avião, ter um flashback, calar o Collor, calar o Calheiros, me calar (já que também sou alagoano), odiar a polícia, amar as celebridades, repudiar os cigarros, glorificar a Coca-Cola, cheirar cocaína, como algumas personalidades globais, ou tomar Demerol, Propofol, Metadona!! como Michael Jackson? Pensar que futebol é tudo, que o morro não é nada, ter medo das drogas, medo das artes, medo do Edir Macedo, fazer um Twitter, fazer um blog, ou alienar a Internet? Querer ter um carro movido à eletricidade, querer ter todos os carros, desejar a Juliana Paes, ignorar o "Ministério da Saúde Adverte...", exagerar, se policiar, tomar café, pedir um McDonald's, praticar exercício físico? Comprar roupas da moda, defender a situação política dos índios, não saber nada a respeito, não saber nada, saber tudo, assistir Lost, quer dizer, não assistir, porque é na hora da novela, desligar a TV e ler um livro, não ter livro e ter todas as coisas que vemos na TV? Desejar ou repudiar o desenvolvimento econômico, trabalhar muito ou trabalhar menos? Ou trabalhar nada? Como a mulher do Sine quer, ir para o Sine só por diversão, para tomar um café, dar um migué¹ apenas pra conversar com a atendente, ver um filme com a cocota². A retórica dos telejornais é uma piada do melhor gosto possível.

Final alternativo:
...ir para o Sine só por diversão, para tomar um café, dar um migué apenas pra conversar com a atendente, pegar um Sineminha?

¹migué: Conversa fiada apenas para levar alguém no papo, como para explicar à determinada pessoa do porquê de agora você andar armado.
²cocota: Do francês coquette, mulher muito bonita (ou bonita o suficiente para receber um migué) que faz charme para eventual interlocutor ou admirador, e em algumas ocasiões para o sobrinho da mulher dentro do caixão, filhos nunca (ética política, ela tem). Não escrever o original, em francês, iniciando com a letra bê.

6 comentários:

  1. não comento nada porque eu não sei o que é retórica.

    ResponderExcluir
  2. se eu morasse por aí eu poderia fazer um comentário melhor, mas como eu não compreendo metade do que foi postado eu vou me resumir ao 'postagem legal'. haha :D

    ResponderExcluir
  3. você não sabe o que é sine? procura no dicionário ^^
    só que não vai ter.
    é Sistema Nacional de Empregos, todo estado tem um...até o seu. portanto não precisa muito morar aqui pra entender...

    ResponderExcluir
  4. Ter até tem, mas quase ninguém sabe disso..
    eu mesma não sabia, minha mãe sabia.. mas enfim, obrigada pela informação, agora posso compreender melhor a sua postagem!

    ResponderExcluir