sábado, 15 de agosto de 2009

Herbie Hancock goes to church (Contos Musicais)

Eu estava rezando para que fosse o José Tenório/Iguatemi. Rezando. E era. Fico muito feliz quando o ônibus coringa revela-se a meu favor de última hora. Após a habitual corrida e acotovelamentos, tive apenas uma desprezível ferida no supercílio e depois de estancar o sangue com a blusa da garota que tinha sido estrangulada, pude viajar tranquilamente no ar condicionado (que na hora da revelação do destino do ônibus, brotou como o trem de pouso brota num boeing próximo da aterrisagem). Tudo mágico. Sentei do lado de um rapaz que tinha um bigode incrível. Incrível de notável, e notável de feio. Nas paradas do ônibus de ponto em ponto (cada um com um destino diferente e éramos todos easyriders sem saber onde acabaríamos) deu pra perceber o que ele ouvia. Era Herbie Hancock, e se você não conhece, deveria, porque é gostoso. Lá pras bandas do Eustáquio Gomes (e eu rezava que o ônibus voltasse um dia, pois estava muito longe da minha casa), pareceu ter acabado a bateria do pequeno aparelho de mp3 que ele tinha, umas duas horas depois disso, como parecesse muito entediado, eu quis puxar conversa. E disse:
- Eu prefiro o Man-Child.
Ele nada respondeu. Me senti muito constrangido, porque as pessoas ao redor me olharam como se fosse um maluco que falava sozinho. Então eu o cutuquei, e repeti:
- Eh... prefiro o Man-Child, - gesticulando - sabe...?
- Hã? - Fez cara de Wagner e coquette com bigodes.
- Eu percebi que você ouvia o Headhunters, mas eu prefiro o Man-Child. É apenas conversa... Estamos sem fazer nada...
- Headoquê?
Fiquei meio desolado, meio triste:
- Herbie Hancock?
- Você não tá falando nada com nada vei, tá muito é doido... - E virou o rosto.
Sem saber mais se estava são, triste até os ossos, estava arrependido. Fora traído por meus conhecimentos? Aquilo era ou não Herbie Hancock tocando? Porra! Coragem...
- O que era que você estava ouvindo então?
Virou para mim, já sem paciência e disse, entrebigodes:
- Cara, me deixa, por favor, tô aqui há seis dias esperando essa porra desse ônibus decidir ir pra Ipioca, o motorista tá aqui há quase um mês e poderia até matar para ele parar no terminal, onde ele teria que pegar outro ônibus pra casa e eu herdei esse mp3 de um rapaz que morreu aqui anteontem, ele estava aqui há dois anos e meio. Você chegou hoje, por favor, fica caladinho que as coisas ainda vão piorar.
Será que Deus teria esquecido o Planeta Terra? O que o levou a criar esses homens inteligentes que inventavam sistemas que facilitavam a vida de todos mas que também inventaram um sistema de transporte que serve como um lazareto? Por que isso aconteceria logo num lugar onde as coisas já são difíceis e a vida nos cospe a cara no momento em que nascemos em berço nada esplêndido? Deus Franco, qual o sentido e o porquê de ônibus coringas? O que é tudo isso? Deve ter seus motivos. Você, em sua magnificência e suntuosidade tudo sabe e tudo pode. Quem sou eu para entender seus motivos e sequer indagá-los? Como eu pude? E ainda assim, sua graça toda misericordiosa, como eólica e piréxica cimitarra, permitirá a mim a honra de morrer aqui dentro e poder esperar o máximo para herdar o mp3 com Herbie Hancock. Ó, quanto eu regozijo a minha crença em Deus, um Deus que me deixará morrer em grande estilo, ouvindo Herbie Hancock, como todo fã de boa música.

Isso é fé ou conformismo?

3 comentários: