terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Peter Hammil e seu problema com a fama

Van der Graaf Generator foi uma banda de rock progressivo(?) dos anos 70 que não foi famosa de maneira alguma. Você não conhece, sua mãe não conhece, seu vizinho não conhece e muito provavelmente o vizinho de seu vizinho não conhece, nem o parente britânico do vizinho do vizinho de seu vizinho deve conhecer... Apenas uma pessoa tem a possibilidade de conhecer essa banda, seu filho, no caso de meu pai ou o pai do Alex estarem lendo este blog. Trata-se de uma banda tão esquecida que nem eu me atrevo a dizer: Eu conheço.

HAMMILL - Algo me diz que não somos famosos.
BATERISTA - Não mesmo. Nunca fui assediado na rua e o aluguel está atrasado.
HAMMILL - Você também foi achar de alugar um apartamento na Indonésia, só indo e voltando você já gasta uma nota, sorte que teu pai é concursado.
BATERISTA - Achava que podia ter pelo menos uma regalia.
Entra o saxofonista.
SAXOFONISTA - Acho que vi nosso nome na NME.
HAMMILL - Onde?
SAXOFONISTA - Na Rolling Stone.
HAMMILL - Sério? Minha nossa! Leia, leia.
SAXOFONISTA - Aqui ó, nessa reportagem sobre o Led Zeppelin, você terá um v aqui, um a, um n, aí depois achará um g, um r, e veja que sorte, dois a, um depois do outro, justamente como nosso nome, aqui na outra página, terá um f, no começo dessa frase: "Um forte quinto álbum duma banda que não dá sinais de cansaço."
HAMMILL - Ah vai se fuder, se for assim esse post tem o nome de nossa banda. Eu quero que você me mostre o nome todo, escrito por inteiro, nVa erd aGfar eratnGore.
SAXOFONISTA - Você não acha que quer demais não?
HAMMILL - Lógico que não. Nossa banda é boa. Pessoas deveriam gostar.

Hamill sentou na cadeira e, triste, começou a chorar e cantar, como sempre fazia quando seu pé suava, ou quando se macaco tinha crises de paratonia. Meses depois, chega o baterista.

BATERISTA - Hammill, nosso nome não aparece no ranking de bandas mais desconhecidas do rock.
HAMMILL - Novidade. Me dá a seringa.
BATERISTA - Isso pode ser bom. Nós podemos ser conhecidos. Se não somos desconhecidos, somos conhecidos certo?
HAMMILL - Sim. Você olhou o ranking das mais conhecidas?
BATERISTA - Olhei. Nada.
HAMMILL - Me passa a liga. Minhas veias se esconderam.
BATERISTA - Mas peraí, podemos ser conhecidos, mas nem tanto, é melhor que ser desconhecido.
HAMMILL - Tem razão. Agora temos uma esperança.

E Peter Hammill sonhava.

Uma homenagem a Peter Hammill e o Van der Graaf Generator, a banda mais injustiçada da história do rock.

*****

*Epílogo*

REPÓRTER - Tá tá, eu entrevisto você, mas você vai ter que falar algo polêmico.
HAMMILL - Quero um negro para a presidência dos Estados Unidos.

Mais à frente na entrevista.

REPÓRTER - É verdade que você imita o David Bowie?
HAMMILL - Eu nunca cheirei cocaína estando de salto-alto.

*****

Da série: E se macacos fossem achados mortos na sua despensa?

Esse post é um oferecimento UNICEF, União dos Celerados Fudidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário