terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Jeremias, o Ator

*****

Da casa para o teatro, do teatro para a casa, Jeremias não sabe mais se é um ser humano ou um personagem numa peça de Shakespeare (que também é um ser humano, só que fictício). Ele agora fala ao telefone com sua mãe de uma maneira estranha, eclesiástica. Ele se olha no espelho e diz: "Tu que sempre me humilhaste/Tu que apenas me lembraste/Minha ascendência é britânica/Mas sempre me serviram páprica dizendo ser pó de papoula". Sua namorada o deixou alegando excesso de dramaticidade. Ele, então, deveria relembrar os bons-tempos a fim de tocar a vida positivamente, já que interpretando peças de Henryk Ibsen ele só obteve duas coisas: Dívidas no cartão de crédito (Hypercard) e uma esquizofrenia. Sua irmã foi encarregada de reunir seus amigos. Eles foram, um dia, à sua casa.

- Ainda é viado?
- Eu nunca fui viado.
- Mas você não era ator?
- Sim.
- Então era viado.
- O que tem a ver?
- Sei lá. É como pão com manteiga. Sempre cai virado pra baixo.
- Nada a ver. Eu já derrubei pão com manteiga e caiu virado pra cima.
- Isso é porque você é viado.
- Era.
- Não. Você era ator. Acho que nunca se pode deixar de ser viado.
- Pode sim.
- Então você admite que foi viado?
- Eu nunca fui, não sou e nunca vou ser viado.
- Agora é homofóbico? Pessoas mudam.
- Eu não sou viado! Nem homofóbico!
- Toma aqui seu remédio, sua irmã pediu pra te dar nessas crises.

*****

Ao final dessa pequena reunião frustrada. Jeremias achou que deveria fazer algo novo na sua vida. E decidiu ser pintor. Imagine um péssimo ator em crise de identidade que resolve abandonar a desastrosa e esquizofrênica carreira para ser pintor. Que coisa mais Arnaldo Baptista. Ou seja, viado. Mas eu sou apenas um narrador e minha opinião não vale merda aqui. Mas posso fazer qualquer coisa, então, uma multidão inteira vai no caminho do ateliê de Jeremias até sua casa, gritando...

- Viado!! Viadinho do caralho!! Sai, queima-rosca! Seu pirobo! Lindo! Filhodaputa!! GAY!

*****

Ele chega em casa chorando. E uma luz ilumina todo o seu quarto, era Deus:
- Viado.

*****

Como narrador eu posso fazer qualquer coisa. Mas vamos a estória correta.

Deus aparece em seu quarto e diz:
- Viado. (Tô brincando) Este lugar não é onde tu pertences. Tu pertences à Israel, onde conhecerás Cristo, meu filho, imaculado, protetor e salvador. Vai-te para a Antiguidade da Terra, quando milagres e leprosos estavam na moda.

Jeremias desapareceu e apareceu em outro post, no passado.

*****

Da série: Realidades alternativas e paralelas de personagens do Monte Pitão e de Deus Todo-Poderoso, os Campos Elíseos e Três Bodes Revendedores de Carvalho, Um Coro Cantando Ivete Sangalo e Leonard Bernstein Descabelado.

E também da série: Da série: Séries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário