sábado, 6 de fevereiro de 2010

Jeremias, o Pastor

Jeremias era um pastor. Ele tinha muitas ovelhas e elas fugiam de vez em quando. Era um péssimo pastor e no final dessa história ele será apedrejado. Seu vizinho (que era pastor de ovelhas que fazia contrabando, por isso espalhava ser marceneiro, para fugir da fiscalização) saiu reunindo muita gente dizendo que aquela era hora de fazer realmente uma revolução. Só que ele estava falando de uma revolução da alma. Que porra aquilo significava era o que todas as pessoas reunidas por aquele judeu indeciso queriam saber.

Jesus, então, reuniu seus seguidores (no sentido físico mesmo) e falou. Aprimério estava bem na sua frente mas foi até o final da multidão porque o dito Messias cuspia enquanto falava, e tinha mau hálito. No final do aglomerado estava Jeremias com uma ovelha.

APRIMÉRIO - Animal de estimação?
JEREMIAS - Hã? Não! Mais um Messias, eu cuspo em todos eles. Pshhh. Assim ó. Pshhh.
APRIMÉRIO - Estou falando da ovelhinha, homem.
JEREMIAS - Não aprendeste com os sumérios? Conta novamente que aqui vim contando três ovelhas.
APRIMÉRIO - Não aprendeste com os políticos? Conta novamente que estás a prescindir de duas.
JEREMIAS - Meu Deus do Céu! Perdi duas ovelhas.
Jesus intervém.
JESUS - Conta-me teu problema em voz alta, que ainda dependo de faculdades humanas para poder solucionar as tuas moléstias.
APRIMÉRIO - É com tu que ele fala, homem, expõe o que te aflige.
JEREMIAS - Fui subtraído de duas ovelhas, senhor.
JESUS - Ah, jovem, há tanto com o que se preocupar.
JEREMIAS - Jovem? Eu tenho 48 anos, e com o que me preocuparei senão com romanos nos meus calcanhares?
JESUS - Os romanos estão no meu coração.
Rebuliço. Todos gritam em desordem, contrariados com a declaração de Jesus.
JESUS - Calma, meus irmãos. Tenho os romanos em tanta conta quanto vocês, irmãos de pátria. E quanto à você Jeremias, és velho em carne mas em espírito apenas um bebê.
JEREMIAS - Ó, como sabes meu nome?
JESUS - Uma de tuas ovelhas me contou.
JEREMIAS - Tolice. Estamos na antiguidade mas temos conhecimento suficiente para saber que ovelhas não proferem palavras inteligíveis a nós, humanos.
JESUS - A escola lhes é pouca para presumires conhecer todos os mistérios que rondam a vida natural.
JEREMIAS - Fala algo que todos entendam!
JESUS - Procura tuas ovelhas dentro de ti.
JEREMIAS - Dentro de mim jazem excrementos apenas, tudo que necessitamos está aqui fora! Toda essa terra que está sob domínio inimigo.
JESUS - Fazes julgamento errado do que é a existência.
JEREMIAS - Existência é viver ao lado de meus irmãos em harmonia e longe das mãos perversas dos tiranos. Existência é viver sob a Lei de Moisés e ter comida e moradia para todos. Existência é não sentir remorso em não cobiçar a mulher do próximo.
JESUS - Pai, perdoa-os todos, eles não sabem o que dizem.
APRIMÉRIO - Eu não falei nada.
JESUS - Vou para o deserto.
JEREMIAS - Vai mesmo. E não volta mais até saber o que querem teus irmãos. Tomara que sejas tentado pelo Diabo três vezes!
Sai Jesus seguido de Aprimério.
JEREMIAS - Maldição! Perdi a outra ovelha. Dessa forma ficarei sem.

Jeremias roubou ovelhas de seu vizinho e foi apedrejado. Jesus não o salvou por vingança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário