quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A nova mídias

Fico profundamente triste e irritado quando vou assistir algum filme e descubro que é uma adaptação de alguma outra obra de alguma outra mídia. Tenho constatado que são poucas as películas que têm um roteiro original, e não uma mera adaptação de algum livro, quadrinho ou videogame.

O que é isso? Será que o cinema não é capaz de uma linguagem própria, de uma originalidade eficiente o suficiente para que autores escrevam obras exclusivas para as telas??  Creio que não. O cinema é ímpar, e como tal, deve se imbuir de respeito próprio o suficiente para não se render a adaptações.

2 comentários:

  1. existem muitos exemplos de filmes com roteiros originais na história do cinema. a opção da adaptação acontece em tantas outras mídias, como do cinema para os quadrinhos, da música para as telas, da literatura para tanto música, quanto cinema, quadrinhos, etc etc etc.... sempre existe trabalho autoral e o cinema nunca vai ser apenas função de outra mídia.

    ResponderExcluir
  2. Para notar a diferença se deve observar certos diretores que são considerados artistas e outros que são meros contratados de organização lucrativa. Hoje em dia temos: Wes Anderson, Quentin Tarantino, Michael Haneke, Irmãos Coen, Lars von Trier, Charlie Kauffman (apenas escreve roteiros) Takeshi Miike, para citar alguns dos artistas que fazem apenas trabalhos autorais. E da velha guarda, Ingmar Bergman, Luis Buñuel, Bernardo Bertolucci, Godard, Wim Wenders, Krzysztof Kieslowski, outros que não lembro, até na comédia se tem exemplos, com Mel Brooks, Monty Python e Woody Allen!! Dizer que o cinema não tem trabalhos autorais é talvez o mesmo que dizer que companhias de teatro se ocupam mais de remontagens de peças consagradas do que de peças autorais, porém, essa é apenas uma alternativa da forma de expor a arte, infelizmente, as adaptações são mais rentáveis, assim como é mais rentável fazer filme sobre transformers, senhor dos aneis, homem-aranha, coisas que já existem e são mais facilmente identificaveis e associaveis ao público.

    ResponderExcluir