sexta-feira, 31 de julho de 2009

A arte hermética




A Garagem Hermética, obra seminal de Jean Giraud - A.K.A Moebius - é uma experiência de imprevisibilidade, tanto para o leitor quanto para o autor. Moebius escrevia suas histórias periodicamente (não me recordo se semanal ou mensalmente), sem qualquer roteiro ou história pré estabelecida; a trama se desenvolvia à medida que ele ia desenhando.

O resultado disto é algo completamente livre e complexo. Evidente que não é uma história coesa, e permeada por contradições e, por vezes, falta de objetivos. Contudo, esta espécie de "improvisação quiadrinísta", este free jazz impresso, é uma experiência incrivelmente fascinante, pois como nunca autor e leitor se puseram tão próximos, tão ansiosos pela expectativa e alheios sobre aonde serão levados.

O que nos leva à seguinte questão: o que separa o artista das pessoas que consomem sua arte? Alguns diriam que os artistas têm algo a dizer, tem uma mensagem intrínseca à sua arte, tem algo novo para contar ao mundo. Mas o que dizer de Moebius? A Garagem Hermética não quer dizer nada, é apenas um experimento de aleatoriedade e improviso, um universo de complexidade fechado em si mesmo... hermético! No entanto, é arte, grande arte.

Criou-se um mito de que a arte precisa ser engajada. "Engajada" em relação a qualquer coisa: uma ideologia, um sentimento, relações humanas... enfim, não se tolera a arte "vazia". o que não ocorre às pessoas é que a arte é auto-suficiente, a arte se basta por si só, não precisa estar acoplada a uma idéia, a nada! A arte é hermética. Não diminuo o valor de uma arte engajada, apenas estou atentando ao fato de que o contrário é o ideal: idéias se engajando de arte.

Não torça mais o nariz para algo que não compreende. Talvez a beleza deste algo seja o fato de jamais ser compreendido (não estou falando de Deus, Javé, Mitra ou Rá! Me refiro a Moebius e sua Garagem Hermética).

Baixe a garagem hermética:
http://www.box.net/shared/lcu09cv3cv

Um comentário:

  1. vou baixar e puta apoiadíssima a historia de arte pela arte!! ela é completamente auto-suficiente!! tal como musica não pode ser especificada como boa pela letra que tem, ideia que muitas pessoas alimentam em suas caixas de catarro que chamam de cabeça! indignado!

    ResponderExcluir