domingo, 22 de agosto de 2010

Chuck Norris e glórias perdidas.

Sei lá. São 2:40 da manhã e eu não tô com um pingo de sono. Eu aqui zanzando pela internet pra ver se o bicho do sono me picava me peguei vendo o clichê dos fatos do Chuck Norris. Mas mesmo assim, querendo ou não, o Chuck Norris é um cara com gabarito e credibilidade. Quer dizer, ele perdeu a credibilidade de uns 10 anos pra cá. Os anos 2000 foram terríveis pra astros de ação. Dolph Lundgren, Steven Seagal, Jean Claude Van Damme(e seu patético incidente no Domingo Legal). Enfim, não é disso que eu to falando hoje.
O que eu quero dizer é que o Chuck(totalmente íntimo, eu) tem gabarito. Num é qualquer um que atinge o nível de Grande Mestre Faixa Preta de 8º Grau, pelo menos se você é do lado de cá - ocidente. Bicho, eu não tô inventando isso, é sério. Na minha humilde opinião o título dessa "graduação" só seria mais foda se tivesse "da Morte" no final.
Ele foi o epítome da americanização das artes-marciais no cinema. Ele não é só o mais credenciado dos artistas marciais cinematográficos ocidentais, ele também é o mais americano. Ele trouxe as artes marciais pra o redneck no meio do Arkansas. Ele se opunha a tudo que era anti-americano e vil. Ele tinha cara de redneck. Ele é um redneck e tem orgulho disso. Red beard e red hair também.
O primeiro papel dele no cinema foi num filme com o Bruce Lee em O Vôo do Dragão. Nesse filme ele consegue a façanha hercúlea de dar um chute na cara do Bruce Lee. Façanha hercúlea você se pergunta? Claro, há sempre de se lembrar que foi o Bruce Lee que inventou as pernas pra que ele tivesse com o que espancar as pessoas quando as mãos dele não tivessem afim.
Bicho, querendo ou não o cara é um poço de testosterona. Na minhas futucações eu achei esse trailer de um filme exploitation dele da década de 70:

Slaughter in San Francisco, o nome. Chacina em São Francisco, a tradução. Foi feita uma pesquisa por um orgão da mais alta credibilidade (eu) e foi comprovado antropologica, biologica e politicamente que um filme com um nome desses é impossível de ser ruim. Enfim, assista o trailer. Eu espero. Viu? Não é foda? Você viu a fodice dele? Uma pessoa com aquele bigode não tem como não ser foda. E a cara de maníaco-pedófilo-campeão-de-karatê-7-vezes que ele faz quando vai estuprar a chinesinha? O cara exala testosterona e colhões. Eu vasculhei a internet atrás desse filme e ainda não achei. Quando eu achar eu faço um review dele e posto aqui. Tenho certeza que eu vou estar em extase.
Tá vendo? Eu caí na coisa da glorificação dele. Eu tenho que admitir. Quando a coisa do Chuck Norris ressurgiu há uns 4, 5 anos atrás eu não fazia idéia de quem era ele. Eu sabia que ele era um ator medíocre que fazia filmes medíocres. E só. Hoje eu sei que ele é um ator medíocre que fez filmes hilariamente medíocres mas que chegou onde chegou porque algo certo ele fez.


Enfim, sei lá.

P.S.: Slaughter in San Francisco é um filme exploitation. Assistam filmes exploitation. Qualquer exploitation que seja. Blaxploitation, Brucexploitation, Gorexploitation ou o que for. O importante é que asssista. É engraçado e nos faz ver como um dia o mundo do cinema já foi simples e foda. E com sangue, putas, cafetões, palavrões, lutas comicamente coreografadas e o Chuck Norris com as costas peludas.

Um comentário:

  1. mexploitation tambem, novo gênero criado por robert rodriguez.

    ResponderExcluir